segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amamentação

É..... resolvi fazer um post a parte sobre o tema, já que infelizmente eu não sou parte do time.
A mamis aqui é o que se pode chamar de mulher de peito, mas não de bico hahaha, brincadeiras a parte isso foi um pesadelo...
Meu pimpolho não conseguiu pegar o peito, foram inúmeras tentativas, muito stress, mas nada de mamada correta no peito, o pouco que pegava era apenas de um lado o que acabou causando um bico rachado e muito dolorido, mas se era pro bem do filhote, a gente aguenta a dor.
Porém, além desse pequeno empecilho, o Renan teve quadros de hipoglicemia (pra quem não sabe é o nível de açúcar baixo), e acabaram tendo que dar NAN pra ele no hospital logo no primeiro dia.
Pra mim era algo simples, que no dia seguinte se resolveria, o nível dele deveria ser maior que 40, mas o nível dele oscilava muito, e foram várias as vezes que tiveram que complementar, conclusão, na hora que ele deveria mamar no peito, já estava cheio e consequentemente, rejeitava a mamada.
Tive alta um dia depois do previsto por conta disso, mas o quadro dele ainda não era estável, e por conselho do Programa de Gestante da minha empresa (que aliás é excelente, só tenho que agradecer!), me indicaram que eu saísse do hospital e fosse direto pra um Pediatra, que foi inclusive indicado por eles, a Dra. Marcia, amei!
Ela me incentivou a tentar continuando a dar o peito e ir complementando com NAN Confort. Isso foi na 3a. feira, e o Renan nasceu no sábado.
Que peito que nada, cada mamada, era uma luta! Stress pra mim e stress pra ele, e pra ajudar a pediatra pediu pra fazer as mamadas a cada 2 hs! Jesus! Nem preciso dizer que fiquei parecendo um zumbi, nos dias seguintes, mal tinha forças pra comer, imaginem pro resto! Confesso que me sentia me torturado e torturando meu filhinho.
É difícil descrever o que sentia, queria que ele se alimentasse mas não estava sendo capaz! Com alguém ajudando parecia mais fácil, mas de madrugada não tem ninguém pra te ajudar a enfiar o peito na boca da criança!!! E fica impossível uma mamada a 4 mãos a todo momento!
A situação era desesperadora, eu tinha que alimentá-lo com o NAN na colherinha, mas na situação que eu tava, já nem pra isso tinha forças.
Até que a moça que trabalha na minha mãe, que por sinal, me ajuda muuuuuuuuuuuuuuuuuuito (aliás todos aqui, inclusive o vovê Cid que já tá ficando prático! ) teve a idéia de usar o bico que veio na bombinha pra ordenhar e dar pra ele, fácil! Mal sabia eu das consequencias....
Com toda essa facilidade, lógico, que aí que ele não pegou o bico do peito mesmo!
Voltei a pediatra, e ela me explicou que ele só poderia ter mamado na mamadeirinha depois de ter pego o peito... tarde demais! Minha preocupação era manter meu filho alimentado! E ainda pra ajudar o leite não descia já que ele não mamava, tinha que ordenhar de pouquinho em pouquinho, e o que saía não dava nem pro cheiro.
Deus sabe a culpa que senti por não ser capaz de amamentar meu filho no peito, mas não queria ele de volta no hospital com hipoglicemia! Estava me sentindo péssima, o leite materno é infinitamente mais saúdavel, mas eu não conseguia.....
Pensei muito naquele dia, a médica disse que era uma opção desistir do peito e partir pro NAN de vez, mas eu tinha que estar segura da minha decisão!
Alguém consegue imaginar o peso que estava nas minhas costas? Foi um dia terrível... mas pensei bem,  liguei pra Bila (que salvou meu dia) já que a filha dela também teve problemas pra amamentar, pra saber se houve algum problema, se as crianças ficavam doente, e todas aquelas coisas que uma mãe precisa saber.... ela me acalmou, afinal de contas, não estava deixando de amamentar meu filho porque era prático mas sim porque realmente não dava! E juro que tentei com todas as minhas forças, mas elas acabaram....
A noite conversei com o Renato, e junto tomamos a decisão de que eu não tentaria mais, o stress tava no auge, aquele momento mágico que eu deveria curtir meu filho, virava sessão de tortura, tanto pra mim quanto pra ele, e quem mais tivesse perto....
Com o coração aos pedaços liguei pro meu médico e avisei do ocorrido, no mesmo dia ele me passou o remédio pra secar o leite, parece sacanagem, ou talvez seja a tranquilidade psicológica, mas naquele momento o leite desceu, fiz uma última tentativa, e nada de pegar no peito.
Daquele momento em diante, decidi não olhar pra trás, sim, eu tive que optar pela amamentação com o NAN, ainda choro quando penso, mas sei que fiz o que achei melhor pra ele! Deus e todos que estavam por perto viram que não foi fácil tomar essa decisão!
Meu lindinho agora mama bonitinho, esta super corado, dorme feito um anjo!
E pra aquelas que estão grávidas ou pretendem engravidar, pensem muito nisso, façam o bico antes!!!!!! Se preocupem com isso, porque é algo que não desejo pra ninguém!
Tenham certeza que amo tanto meu filho quanto se o tivesse amamentando no peito! Nada mudou, e agora eu consigo curtir cada mamada com o filhote sem stress, olhando pra carinha de saúdavel do meu anjinho!

4 comentários:

  1. É isso aó amiga!! Curte esse momento com ele, ele vai ficar mais fortão ainda!!! Saudades de vc!!! Beijo!! Foi muito bom te ver hoje aqui de surpresa!!!

    Dani Soliani

    ResponderExcluir
  2. O mais importante foi que vc tentou. Ele é lindo e vai crescer lindão. Minha priminha só mama Nan C e é muito saudável. Agora me explica algo, o que fazer o bico? Tenho o bico pequeno, seria prepará lo antes? risos...

    ResponderExcluir
  3. Sim Jamile, tem que ter uma preparação. O que mais me ajudou, mas eu deveria ter começado a usar antes, foi a "concha", você começa a usar bem antes, e ajuda demais!!!! Existe também algumas massagens, o que importa, é fazer o bendito bico o quanto antes, pra não passar o sufoco que eu passei....

    ResponderExcluir