quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Expectativa x Realidade





Desde que descobri a gravidez, criei muitas expectativas sobre muita coisa (e acho que isso acontece com toda mãe). Em alguns casos, a realidade foi igual ou bem próxima, mas na grande maioria errei e feio.
Pra algumas coisas nem liguei, outras amei, mas teve algumas que realmente me frustaram bastante... sabe aquela coisa tipo: poxa, por que não me avisaram antes que nem tudo são flores???? Pois é... acho que querem poupar a gente de algumas verdades, mas confesso que gostaria que tivessem sido mais honestos comigo, enfim, esse não é post de lamentações não, até porque teve coisa que SAIU muito melhor do que eu imaginava, coloquei alguns exemplos e pra não ficar tão grande, vou fazer em etapas, segue os primeiros tópicos:


DORMIR: quando eu estava no final da gestação e dormia mal, (primeiro porque tinha uma barriga gigante, e qualquer ajeitadinha na cama era praticamente um show de malabarismo, e outra porque quando você finalmente achava aquela posição confortável, tinha que levantar pra fazer xixi!) todo mundo dizia, que era a preparação do que vinha pela frente.
EXPECTATIVA: Que eu realmente ia dormir pouco, mas que estava preparada, afinal de contas o bebê (segunda diziam) acordaria mais ou menos de 4 em 4 horas. Mesmo adorando dormir, aquilo estava no nível suportável.
REALIDADE: Rá!!!! Tavam tirando com a minha cara, certeza!!!!! Primeiro aquele bombardeio de novidades, um ser totalmente dependente de você, e a médica ainda te manda amamentar a cada duas horas!!! Eu fiquei PASSADA!!! Pensa num zumbi??? Prazer, era eu!


AMAMENTAÇÃO: No curso de gestante e em praticamente todo lugar que lia sobre amamentação, ouvia falar sobre a tal livre demanda, em que o bebê mama o quanto quer e a hora que quer, fiquei super empolgada, era isso que queria!!!!
EXPECTATIVA: Diziam no curso de gestante que às vezes o bebê não pegava na primeira mamada, e mesmo quem não tinha bico era possível amamentar e tudo mais. Me apeguei a essa informação e já me imaginei com o filhote pendurado no peito pra lá e pra cá, tipo propaganda, em que ele te olha com aquela carinha de feliz e eu também!
REALIDADE: o senhor Renan se recusou terminantemente a pegar meu peito!!!!!!!!!!!!!! Tentei trocentas posições (invertida, cavalinho, sentado, etc), e o pouco, mas bem pouco que ele pegou foi de um lado e o bico rachou, cadê o lado lindo da história????? Cadê aquele bebê fofo que mama lindamente???? Teve acordo não, foi NAN mesmo, nos primeiros dias na colherinha, depois perdi a peciência e soquei mamadeira nele, estamos os dois hoje firmes e fortes, ninguém morreu por isso ( só ganhei uma depressão pós parto básica), portanto, mãe que não conseguir amamentar, não sofra!!! Acontece e aos montes, porque depois achei várias mamães com o mesmo problema, e todos sobreviveram!


AJUDA DO PAPAI
EXPECTATIVA: Até achei que o Renato ia ajudar a trocar uma fralda e tal, mas que pararia por aí, até porque ele morria de medo de segurar bebês!
REALIDADE: Me ajudou e ajuda muito além disso! Troca fralda, dá banho, leva pra passear, dá bronca, etc... só peca em não levantar de madrugada, mas nem tudo é perfeito né??? Não sei o que seria se ele não fosse um super pai ( e olha que não tô puxando saco não!)


CÓLICAS: Li sei lá eu onde, que meninos costumam ter mais cólicas que meninas, porque o intestino demora um pouco mais pra amadurecer, mas que isso vai até os 6 meses, depois a tendência é sumir.
EXPECTATIVA: Imaginei que o Renan ia chorar dia e noite desesperadamente até os 6 meses, e que eu nunca mais ia dormir uma noite inteira.
REALIDADE: Não sei se foi porque ele não pegou peito, ou o jeito de mamar, mas ele não teve praticamente nada de cólica, de qualquer forma eu sempre fiz massaginha nele por garantia, nesse ponto foi realmente muito tranquilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário